Estudante cria rótulo que ‘avisa’ quando alimento está vencido

Tem dúvidas ou quer saber mais sobre

Estudante cria rótulo que ‘avisa’ quando alimento está vencido

Londres, Reino Unido. A invenção de uma estudante de design britânica pode revolucionar futuramente a indústria de alimentos. Solveiga Pakstaite desenvolveu uma etiqueta para embalagens de alimentos que mostra quando o produto está estragado ou passou da validade.

As etiquetas são feitas com substância biorreativa e desaparecem com o passar do tempo. O rótulo copia o processo pelo qual o alimento está passando e, por isso, seria muito mais preciso do que a data de validade impressa. As chamadas “Bump Marks” são feitas de gelatina, que se degradam na mesma velocidade que carne ou outros alimentos.

“A gelatina é uma proteína, de modo que se deteriora igual a alimentos à base de proteínas. A etiqueta simplesmente copia o que a comida no pacote irá fazer, e as informações de validade serão muito mais precisas do que a data impressa”, diz a estudante na página do produto.

O principal objetivo da moça é criar uma solução que ajude deficientes visuais a perceberem quando o alimento deve ser descartado, sem que corram o risco de ter de prová-lo para isso.

“O projeto da etiqueta passou por mais de 20 mudanças. Em cada uma delas foram testadas a percepção do usuário e o desempenho técnico, que são igualmente importantes”, explicou.

Parcerias. Apesar da relevância de sua criação, as etiquetas ainda não são usadas no mercado. Solveiga está procurando parceiros para levar seu conceito de design adiante. “Estou buscando vender esse produto, e já começaram as conversas com os varejistas e empresas de desenvolvimento de tecnologia, bem como para ter uma patente para o design”.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?